A Páscoa e seus significados

abr 02, 2015 às 17:15 por em Curiosidades, Home . Comentar

Olá meninas, como vocês estão?

Hoje não estou 100%, ando sentindo dores musculares fortes :( …então, resolvi republicar um post que já fiz, sobre os significados da Páscoa, afinal, ela não é feita só de chocolate! Então, bora ler as curiosidades abaixo:

Significado da palavra Páscoa: 

Vocês sabiam que a palavra vem do hebraico “Pessach” e quer dizer passagem? Nada mais justo, já que esses 40 dias da quaresma são de reflexão e mudança, né?

Como surgiu a Páscoa?

O nome “Pessach” surgiu  porque na mesma época da comemoração Cristã, os judeus se libertaram e fugiram do Egito, o que significou uma mudança de vida para esse povo. Além disso, não é só a essa passagem que a Páscoa se dirigia, mas também à passagem de uma estação para outra. Legal, né?

Duração da Páscoa

Para os Cristãos, a Páscoa significa a ressurreição de Cristo, após três dias da sua morte na cruz. Já para os Judaicos, a data marca o dia que Deus enviou 10 pragas sobre o Egito, sendo que em uma delas, todos os primôgenitos do Egito seriam exterminados e os de Israel não (nessa época, o Egito havia escravizado o povo de Israel). Como isso aconteceu de verdade, com a passagem do anjo da morte, que levou todos os filhos mais velhos, o Faraó libertou o povo israelense.

Mesmo nas duas crenças, a questão da “passagem” continua forte e significativa. Bacana, né?

E o coelhinho? E os ovos?

Os povos pagãos, ou seja, sem religião, costumavam adorar  as deusas Easter e Ostera. A primeira quer dizer Páscoa e a segunda, é a Deusa da Primavera, que segura um ovo na mão e observa um coelho, que pula ao redor dos seus pés.

O coelho simboliza a fertilidade e os ovos, a luz que vem do sol. Ou seja, Ostera carrega, na verdade, uma nova vida, que também significa passagem.

Olha as imagens que encontrei dela:

Imagem1

Imagem3

DEUSA OSTERA

E tem mais: no início das festas pagãs, o animal simbólico não era o coelho e sim a lebre. E muitas mulheres sacerdotisas, conseguiam prever o futuro através delas, daí o trecho: “Coelhinho da Páscoa o que trazes pra mim?” Que é muito mais legal se cantassemos: “Lebre/Lebrinha da Páscoa o que trazes pra mim?”. Outra coisa que mudou foram os ovos, que não eram de chocolate e sim ovos de galinha, pintados. Legal, né?

Imagem7

Imagem6

É…acho que a Lebre não ia combinar com a Páscoa…

Imagem4

Imagem5

huuuuum!

É isso! A programação do blog volta na segunda, acho que estou precisando descansar bastante =/

Beijo Beijo

Facebook comments

Deixe um comentário