A História da Caricatura

mai 22, 2013 às 17:31 por em Arte, Curiosidades, Home . Comentar

Como tem uma surpresa beeeem legal vindo aí, resolvi dar um “preview”, contando uma das histórias mais legais da nossa arte: a da caricatura!

Bom, a caricatura nada mais é do que um desenho feito de pessoas reais, porém engraçado. Isso porque o caricaturista valoriza algumas características e hábitos peculiares do “personagem”.

Imagem2

Ameeeei essa do Ronaldo!!

A palavra caricatura vem do italiano e quer dizer exagerar, aumentar. Daí o motivo que leva os desenhos serem engraçados e diferentes. O que eu mais gostei disso tudo é que podemos dizer que a caricatura veio do expressionismo (lembram? aquela escola que expressa o que a pessoa é, através de sua face).

Imagem3

Muito igual ao Jim Carrey, né?

Foi em 1646 que utilizaram o termo caricatura para nomear as satíras feitas em desenhos de Agostino Carracci, grande desenhista e pintor da época. Entre os caricaturistas mais famosos está Annibale Carracci (irmão de Agostino), Honoré Daumier e James Gillray.

Imagem4Caricatura de Daumier. É uma sátira contra a política francesa da época!

Imagem5Caricatura de James Gillray.

Como no Brasil as coisas são sempre atrasadas, a primeira caricatura foi feita em 1836, e era uma charge política feita por Manuel de Araújo, algo que não mudou daquele ano pra cá, é que esse tipo de desenho ainda é muito usado para destacar e denuciar a corrupção na política. Agora, se dá certo, é outra coisa…

Imagem6

 

Primeira caricatura feita no Brasil!

Demais né gente? Então fiquem atentas que sexta vai ter uma surpresa para vocês!!!

Beijo Beijo

Facebook comments

Deixe um comentário